Cálculo de pilares e vigas
TÉCNICAS DA CONSTRUÇÃO
PALESTRA REALIZADA DIA 06/05/2014
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONCRETO PORTLAND
Na Palestra o foco foi o concreto nas estradas de rodagem
Podemos resumir que o concreto para esse fim, é completamente satisfatório para as necessidades.
As rodovias brasileiras, são responsáveis por uma porcentagem consideravelmente grande pelo transporte de passageiros e pelo transporte de carga, sendo assim necessitam de pavimentação de alta durabilidade e baixo custo de manutenção, capaz de suportar o tráfego intenso, pesado e repetitivo.
O concreto para esse fim é bem aceito, já que em relação ao asfalto, sua durabilidade é de 20 anos e do asfalto somente 10 anos. Devido ser mais claro, o pavimento de concreto proporciona maior visibilidade ao motorista e economia de energia elétrica na iluminação pública. Ainda em relação à segurança, esse tipo de piso permite uma distância de frenagem menor, principalmente em dias de chuva, e a probabilidade de aquaplanagem pela informação é bem remota. O uso do concreto como revestimento e base em recapeamentos de pavimentos asfálticos, chamado “cobertura branca”, pode ser a solução para a melhoria das rodovias, estradas vicinais e corredores de ônibus no Brasil. A técnica, consagrada nos Estados Unidos e empregada com sucesso em varias regiões do Brasil.
O pavimento de concreto, também chamado de “pavimento verde”, é uma das alternativas mais recomendadas para atender às exigências ambientais, cada vez mais rigorosas e determinantes para a aprovação dos projetos. O pavimento de concreto não requer operações tapa-buracos e recapeamentos frequentes, ações que provocam congestionamento e acentuam a emissão de CO2, principal gás causador do efeito estufa, pelos veículos parados, gerando desperdício de combustível. Por ter maior durabilidade e exigir pouca manutenção, resulta em redução de custos e menos impactos ao meio ambiente.
Esse