Cálculo da porcentagem de álcool na gasolina
03/09/2013
Cálculo da porcentagem de álcool na gasolina
Objetivo:
O objetivo da experiência é determinar a porcentagem de álcool na gasolina e analisar os fenômenos que ocorrem.
A interação intermolecular entre o álcool e a água é muito mais forte que a interação do álcool com a gasolina. Devido a essa diferença de atração molecular, quando adicionamos água a uma amostra de gasolina comercial, o álcool presente na gasolina é atraído para a água, entrando em solução com a mesma. Como a água e gasolina são imiscíveis, esse fenômeno permite calcularmos facilmente o teor de álcool presente em uma amostra de gasolina, visto que, ao migrar da gasolina para a água, o álcool diminui o volume de gasolina e aumenta o de água.
Materiais:
Os materiais necessários para a realização do experimento foram proveta, pipeta, água destilada e amostra de gasolina comercial.
Procedimento:
Com o auxílio da pipeta, foi colocado 10 ml de gasolina na proveta. Em seguida, o volume da proveta foi completado com água destilada até 4 ml, e o sistema foi levemente agitado. Foi observado que o álcool da gasolina foi sobreposto na superfície, ocorrendo uma diminuição do volume de gasolina na proveta. Calculado-se o volume de álcool através da diferença entre Válcool = Vfinal – Vinicial, determinou-se a porcentagem de álcool presente na amostra da gasolina (%Álcool = Válcool / Vinicial).
Conclusão: Concluiu-se que a porcentagem do álcool varia dependendo da quantidade de água destilada em cada recipiente.