Cvc e-commerce
Com a evolução dos mercados e o acirramento da concorrência pode-se afirmar que existe atualmente uma valorização, por parte das organizações, do que Kotler (2000, p72) define como “processo de desenvolvimento de clientes”, Ou seja, do marketing de relacionamento.
Bom atendimento e personalização são fatores determinantes na hora em que o cliente vai fechar um negócio.
É um diferencial a empresa saber hábitos de seus clientes, tratando-os de forma personalizada e apresentando produtos / serviços que são de interesse deles. A tecnologia busca aproximar o atendimento pessoal diferenciado, ao dia-a-dia dinâmico da vida de um empreendedor. Antes de tudo, é bom ter em mente que CRM é uma estratégia, ao invés de simplesmente um software. A analogia ao dono da mercearia é muito utilizada pelos consultores em CRM, para exemplificar a ideia: esse sistema é aplicado faz muito tempo, na época em que o dono da mercearia de vários anos atrás, conhecia bem todos seus clientes. Ele tinha anotado em um caderninho, todas as informações importantes sobre seus clientes, como por exemplo, onde eles moravam, as datas de aniversário, os produtos que mais gostavam a frequência em que visitavam a loja, os melhores clientes, etc. Essa prática tornava-os fiéis à loja. Hoje diante da globalização e da crescente do mercado se ver necessário à implementação de um sistema que faça o que o dono de mercearia fazia anteriormente, surgindo o CRM (Customer Relationship Management) que são soluções que permitem a uma empresa organizar a sua área comercial e aperfeiçoar o seu funcionamento. É fundamental que uma empresa tenha uma solução deste tipo, independentemente do seu tamanho, atividade ou público alvo.
Com um CRM uma organização pode analisar rapidamente o desempenho da sua força de vendas, organizar e maximizar a colaboração na empresa, melhorar o serviço pré-venda e pós venda aos seus clientes, identificar quais os meios de publicidade que mais retorno traz quais as