Custumes e Tradições
Gestão de Empresas
Festas Tradicionais do Norte de Portugal
Nome:
Nº
Turma: G1N2
Ano Letivo: 2014/2015
Introdução.
A região norte de Portugal esta repleta de costumes e tradições mas a que mais se destaca e a das festas e romarias. Todas elas estão intrinsecamente ligadas a devoção dos seus povos a um Santo, por isso acentua mais ainda a importância deste costume ou tradição.
Das festas e romarias desta região destacam-se: as festas de São Bento (11 de Julho), em Santo Tirso; a festa de São Gonçalo de Amarante (primeiro fim de semana de junho), em Amarante; Festa da Nossa Senhora da Assunção (15 de Agosto), na Povoa de Varzim. Entre estas existem duas que destacam-se ainda mais que são: a Festa da Nossa Senhora de Matosinhos que se realiza em maio, é uma festa religiosa, celebrada desde o século XVIII, e tem origem no braço da imagem do Senhor de Matosinhos e o São João de 23 a 24 de junho, é o santo mais venerado na região do porto, põe a cidade toda em festa.
Festas e Santos
Temperadas pela ancestralidade cultural, as festas e as romarias são uma forma de os matosinhenses expressarem aos santos a sua profunda devoção, num apelo de bênção e graças para momentos difíceis, em especial ante a ira dos elementos naturais que, tanto em terra como no mar, tanto os afagam de pão, paz e alegria, como lhes trazem horas de profunda inquietação, angústia e dor. Entre o religioso e o profano, nas festas e romarias há convívio e diversão, compra-se toda a gama de artefactos, ou, simplesmente, cumpre-se a tradição de ver e rever amigos e conhecidos e, quem sabe, arranjar namoro no adro das igrejas, um sabor querido de outros tempos.
Festa do Senhor de Matosinhos
A Festa do Senhor de Matosinhos é um momento alto entre as romarias do concelho e do norte do país, tendo adquirido novas dinâmicas com as notáveis acessibilidades com que