Custos
Contabilidade de Custos Tema 5: Gerenciamento de Custos
Profa. Ma. Rozana Carvalho Pereira
Considerações
Os procedimentos de controlar e avaliar o desempenho das operações empresariais há muito têm sido considerados imprescindíveis à manutenção da competitividade das organizações, principalmente em ambientes mercadológicos em que a competição vem acirrando e forçando a redução das margens de lucro.
Dessa Forma, se os Administradores não fundamentarem suas decisões em controles internos adequados tornar-se-á cada vez mais difícil que as companhias suportem as intervenções dos concorrentes no mercado em que atuam.
1
14/05/2013
MARGEM Cálculo pelo qual temos o percentual (%) de participação de determinado gasto sobre os ganhos.
Há: Margem Bruta (MB): MB = (Lucro Bruto / Vendas Líquidas) x 100. A Margem Bruta (MB) demonstra a capacidade da empresa em transformar receitas em lucro bruto, ou seja, quando as vendas pagam os custos. Margem Operacional (MO): MO = (Lucro Operacional / Vendas Líquidas) x 100. A Margem Operacional (MO) demonstra a capacidade da empresa em transformar receitas em lucro operacional, ou seja, quando as vendas pagam os custos e as despesas.
Há: Margem Líquida (ML): ML = (Lucro Líquido / Vendas Líquidas) x 100. A Margem Líquida (ML) demonstra a capacidade da empresa em transformar receitas em lucro líquido, ou seja, quando as vendas pagam os custos as despesas e todos os outros gastos.
2
14/05/2013
Margem de Contribuição (MC) MC ($)= Vendas Líquidas - (Custos Variáveis + Despesas Variáveis). MC (%) = (Margem de Contribuição (MC $) / Receita Total) x 100 . É o valor, ou percentual, que sobra das vendas, menos o custo variável e as despesas variáveis. A margem de contribuição representa o quanto a empresa tem para pagar seus gastos fixos e gerar o lucro líquido.
Ou seja
• A expressão “Margem de Contribuição” designa o valor resultante da venda de uma unidade após serem deduzidos, do preço de venda