Custos
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
7º semestre de CIENCIAS CONTABEIS
Disciplina: TCC-I
Acadêmico: Fábio Dos Santos Negrão
Position Paper
Gestão de Pessoas e Recursos Humanos: custos da rotatividade de pessoal.
Segundo Chiavenato (2006), um dos aspectos mais importantes do processo organizacional é a rotatividade de recursos humanos ou turnover.
“A expressão rotatividade de recursos humanos é usada para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente” (CHIAVENATO, 2006, p. 151).
Segundo Chiavenato (2006), a rotatividade de pessoal é expressa pela relação percentual das admissões e os desligamentos em relação ao número médio de indivíduos na organização, durante um período pré-determinado. “Os desligamentos de pessoal precisam ser compensados através de novas admissões para se manter o nível de recursos humanos em proporções adequadas para a operação do sistema” (CHIAVENATO, 2006, p. 152).
De acordo com CHIAVENATO a rotatividade geralmente, é calculada em índices mensais para facilitar as comparações e diagnósticos, facilitando e agilizando as medidas a serem tomadas. Salienta também que rotatividade pode estar orientada na inflação do sistema com novos recursos, incentivando os processos e ampliando os resultados; ou esvaziando o sistema, diminuindo as operações e reduzindo os resultados (CHIAVENATO, 1997).
Na redução da rotatividade de pessoal, Valladares e Filho (2003 apud Kliksberg, 1999) salienta que as organizações que adotam práticas de trabalho com perfil democrático têm a capacidade de atrair pessoas mais qualificadas e capazes para atividades que agregam valor ao produto ou ao serviço.
De acordo com Ribeiro (1971), são inúmeras as causas que agem sob as etiquetas de turnover (rotatividade), como mudança de estado civil, razões de família, preconceitos, doença em familiares, oportunidades políticas, conclusão de cursos e estágios, livre escolha do indivíduo, etc.
“Mas há, também, razões de ordem interna