Custos
CONCEITO DE CUSTOS
O conceito de custos é o gasto relativo para fabricar produtos e prestação de serviços
Exemplo: Salário do pessoal da produção; Matéria-prima utilizada no processo produtivo; Depreciação dos equipamentos da fábrica; Gastos com manutenção das máquinas da fábrica.
DESPESAS
Despesas é o gasto com bens ou serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas. Gastos ligados às atividades gerenciais da empresa.
Exemplos: Despesas de vendas; Despesas administrativas e despesas financeiras; Energia elétrica do escritório.
PERDAS
Perdas são as ocorrências ocasionais, indesejadas ou involuntárias no ambiente das operações de uma empresa. Valores relacionados com a degradação anormal de situações causadas por incêndios ou inundações
Exemplo: Furtos de mercadorias ou matérias-primas; Gasto com mão-de-obra durante um período de greve; Obsoletismo de estoque.
CUSTOS DIRETOS
Custos diretos são todos os custos efetuados exclusivamente com a fabricação do produto. São aqueles custos que podem ser identificados com facilidade como apropriáveis a este ou aquele item produzido.
CUSTOS INDIRETOS
Custos indiretos juntam os itens de custo em que há dificuldades de identificá-los às unidades de produtos fabricados no período. A atribuição dos custos indiretos aos objetos ocorre por intermédio de rateios, que consideram a divisão do montante de determinado tipo de custos entre produtos ou serviços utilizando um critério qualquer, como o volume fabricado por produto ou o tempo de fabricação consumido.
CUSTOS FIXOS
Custos Fixos são os gastos dos valores totais permanecem fixos, mesmo havendo alterações nos níveis de atividades operacionais do período. Relacionado mais especificamente com a capacidade instalada, ou com a estrutura física que a empresa possui, sendo seu valor total desvinculado do volume fabricado.
CUSTOS VARIÁVEIS
Custos variáveis são os gastos cujo total do