CUSTOS
PREÂMBULO
CONTABILIADADE DE CUSTO VERSUS CONTABILIDADE GERAL
1 – DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE Na contabilidade, o objetivo é sempre o Patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertence a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente de sua finalidade, que pode, ou não incluir o lucro. O objetivo da contabilidade é o controle de um patrimônio.
1.1 – CONTABILIDADE FINANCEIRA A contabilidade financeira teve sua origem na revolução Industrial, em conseqüência dos grandes negócios e da alteração pelos quais passaram a ser financiados. A sociedade capitalista, por necessidade de manter seus investimentos sempre rentáveis, tornou os relatórios contábeis (Balanço Patrimonial e demais demonstrações anuais) imprescindíveis para seus projetos.
1.2 – CONTABILIDADE GERENCIAL Também conhecida como gerenciamento interno, a contabilidade gerencial esta associada com o advento do capitalismo industrial. Ferramenta de controle e gerenciamento da contabilidade industrial tem a função de desenvolver a indústria nos seus complexos processos de produção, como o objetivo de dar informações para a tomada de decisões. Seus relatórios podem ser diários, mensais ou anuais, dependendo da necessidade de uso pela administração, no planejamento de operações futuras e no desenvolvimento de estratégias de negócios.
1.3 – CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE GERENCIAL Os métodos das contabilidades foram desenvolvidos para diferentes propósitos e para usuários diferentes das informações. Há, contudo algumas sobreposições entre os métodos da contabilidade financeira e da gerencial. Que comparamos a seguir.
FATOR
CONTABILIDADE FINANCEIRA
CONTABILIDADE GERENCIAL
Usuários dos relatórios
Externos e Internos
Internos
Objetivos dos relatórios