Custos
Cinco fatores alteram a quantidade demandada de um bem. São eles: preço do bem, renda, preço de produtos relacionados, gosto e expectativas. Alguns autores assumem que a quantidade de compradores também altera a demanda.
Todos os itens acima provocam um deslocamento DA curva de demanda. A exceção a essa regra é uma mudança no preço do bem, pois aqui há umdeslocamento SOBRE a curva de demanda.
Se renda e quantidade variarem na mesma direção, dizemos que o bem é normal. Se a direção for contrária, o bem é inferior. É importante destacar que todo bem de Giffen é inferior, mas nem todo inferior é de Giffen.
Se preço de produto relacionado e quantidade demandada do outro bem estiverem positivamente relacionados, os bens serão substitutos. Ou seja, se o preço da manteiga subir, a demanda por margarina irá subir, pois os consumidores irão substituir os bens. Se o preço de um produto e a demanda do outro forem negativamente relacionados, os bens são complementares
1 A função de demanda define a relação que existe entre a quantidade oferecida e o preço do produto. Logo, a função demanda descreve o comportamento do consumidor. A quantidade demandada de um bem é aquela que os compradores desejam e podem comprar a determinado preço Pode-se dizer que a demanda (ou procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade do que ele deseja e está capacitado a comprar por uma unidade de tempo. o preço do bem, a renda do consumidor, o gosto e preferência do consumidor, e o preço dos bens relacionados.
3 a curva de demanda tem inclinação negativa, pois quanto maior o preço menor será a quantidade demandada.