ATPS Recrutamento e Seleção
O Recrutamento de pessoal segundo CHIAVENATO, I(1983). Deve ser feito de forma clara e objetiva observando que em primeiro lugar o selecionador de pessoal deve diagnosticar a vaga, ou seja, perceber todas as necessidades que a mesma aborda para em seguida ir atrás de candidatos. Fazendo assim, o recrutador também deve conhecer todos os meios de anuncio ou divulgação de vagas para não fechar as portas de possíveis talentos. O selecionador deve ter consciência da importância de seu trabalho, pois e através dele que se encontra a pessoa certa para a vaga assim não atraindo prejuízos para a organização. Ser eficiente e conhecer todas as praticas de recrutamento é importante para a organização e satisfatório para o mesmo.
Recrutamento, fontes e meios de recrutar pessoas.
O que é Recrutamento?
Recrutamento é o conjunto de técnicas em procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro das organizações.
Qual é a função do Recrutamento?
È Divulgar para o mercado de trabalho oportunidades de emprego determinando os perfis desejados de cada vaga.
Fontes de Recrutamentos
Atualmente existem varias fontes de recrutamentos, elas são uma parte importante para o processo de seleção, pois são a que mostra os candidatos para a escolha do recrutamento.
Exemplo de Fontes de Recrutamentos:
Instituições de Ensino (Técnico, Médio, Graduação, Pós Graduação, Profissionalizante, Qualificação profissionais e afins);
Sites;
Jornais (Locais, Nacionais, regionais) e Mídias;
Instituições diversas (ONGs, Associações, Igrejas, eventos, etc.);
Anúncio (s) na porta da empresa ou consultoria; Agência de Emprego, Consultoria de RH; Outplacement e afins;
Indicação de candidatos ou funcionários;
Indicação de empresas parceiras, fornecedores e clientes;
Internet e seus recursos;
Uma fonte importante e que cada vez mais as empresas vem aderindo é o recrutamento interno. Recrutamento Interno é a forma