Custos
Custo: é todo gasto incorrido na produção de um bem ou na prestação de um serviço. Consumo de matéria-prima na produção, salário dos funcionários da fábrica, depreciação, aluguel, energia utilizada na fábrica, consumo de água entre outros.
Despesa: bem ou serviço consumido para a obtenção de receitas. As despesa são gastos que a empresa incorre, buscando obter receitas. Ex: consumo de energia elétrica nos departamentos de vendas e administrativas, depreciação dos móveis e equipamentos dos departamentos de vendas e administrativos, conta de telefone da diretoria, propaganda.
Perda: consumo de bem ou serviço de forma involuntária. São gastos que a empresa incorre, porém, tem características de anormalidade ou involuntariedade, ou seja, aconteceu sem a empresa desejar ou sem que pudesse prever. Ex: destruição do estoque por incêndio ou enchente, incêndio na empresa.
Desembolso: é o pagamento pela aquisição de bem ou serviço. O desembolso representa a saída de dinheiro da empresa através do pagamento, sendo assim, essa saída pode ocorrer antes, durante ou depois do bem já entregue ou do serviço já prestado.
Investimento: são gastos que a empresa incorre visando por meio deles obter benefícios nos períodos futuros. São as aquisições de bens ou serviços que são registrados no ativo da empresa. Investimento é todo gasto pela aquisição de produtos ou serviços que trarão benefícios à empresa, podendo ser por um longo período, como a compra de um imóvel, que beneficiará a empresa por muito tempo ou por um curto período, como a compra de estoque.
Os Custos de Produção são divididos em 3 categorias:
MATÉRIA PRIMA: São os materiais incorporados ao produto final. As matérias-primas correspondem a qualquer tipo de material usado