Custos
1.4.1 Objetivo geral
Apurar o custo de produção de suínos no estágio inicial e sua lucratividade.
1.4.2 Objetivos específicos
• Conhecer o processo de produção de suínos do estágio inicial;
• Apurar os custos fixos e variáveis da produção;
• Estabelecer critérios para o rateio dos custos;
• Apurar a lucratividade da atividade.
4 ESTUDO DE CASO
4.1 descrição da propriedade
A propriedade além de suas benfeitorias já instaladas na compra do imóvel, possui uma casa de alvenaria de 170m2, cinco tanques designados a Piscicultura, uma nova estrebaria para a produção de leite, e um melhoramento nos chiqueiros, buscando a melhor produtividade, sendo está a principal atividade desenvolvida na propriedade, e a escolhida para o desenvolvimento deste trabalho monográfico.
A atividade desenvolvida na granja é a reprodução de suínos (Fase Iniciador), que depois de alcançado o peso necessário serão entregues ao Terminador (Engorda), encerrando assim o processo de produção de suínos na propriedade. Cada chiqueiro é utilizado para finalidades diferentes, onde um é utilizado como Abrigo e outro como Maternidade e Creche de leitões.
O Abrigo tem por finalidade a introdução dos machos e fêmeos na granja, que após um período de seis meses de adaptação estarão prontos para o processo de reprodução; A maternidade é o local onde as fêmeas serão instaladas e preparadas para o parto; Enquanto, que as creches de leitões é o local onde após o desmame os leitões são manejados, ficando ali até obterem o peso necessário à venda.
Os suínos machos são da raça Pietrain, e as fêmeas são de raça F1. A média é de 100 matrizes e 6 machos.
A mão-de-obra desempenhada na propriedade é familiar e a atividade de suinocultura é integrada com a Sadia S.A., a qual fornece suprimentos e técnicas para o segmento.
4.2 Processo de produção de suínos
A produção de suínos depende de diversos manejos e cuidados, onde cada setor é importante para se atingir o objetivo do produtor, que