Custos
Disciplina: Custos I
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que mede, registra, relata informações sobre custos. Os custos representam o sacrifício de recursos, os administradores precisam saber como os custos se comportam, para tomar decisões informadas a respeito dos produtos para planejar e para avaliar o desempenho.
Surgiu a contabilidade de custos a partir da contabilidade financeira, a partir da necessidade de se analisar os custos dos fatores de produção e de avaliar estoques nas indústrias, sua utilização efetiva ocorreu após a Revolução Industrial, até então, os produtos eram realizados por pequenos artesãos ou em empresas muitas sem nem ao menos ter uma razão jurídica, e por isso inexistia a preocupação com os custos dos produtos.
Nesse período a contabilidade tinha aplicação maior na área comercial, para apuração dos resultados do exercício, desta forma, os comerciantes somavam as receitas e subtraiam delas os custos dos produtos vendidos, obtendo assim o lucro bruto do exercício, deste valor, eram deduzidas as demais despesas, e assim obtendo lucro ou prejuízo do exercício. Esse método ainda é utilizado em algumas áreas da contabilidade.
Na área da produção, os preços eram estabelecidos sem uma base concreta do custo efetivo e por isso era difícil saber o que efetivamente era lucro, ou prejuízo para os fabricantes. Com o crescimento das empresas, a informação contábil e a contabilidade de custos, tornaram-se subsídios imprescindíveis nos processos de gestão empresarial, tendo como um dos seus principais objetivos, fornecerem dados para o processo de tomada de decisão e até mesmo como auxílio na formulação de estratégias.
Sumário
Sumário 3
Introdução 3 2. Referencial teórico 4
3. Empresa Metal Caxias Indústria Ltda. 8
4 Considerações Finais 15
5 Referências Bibliográficas 16