Relatorio Tipos de Conservação
Aspectos do Desenvolvimento Físico na Terceira Infância
O desenvolvimento físico na terceira infância não é tão rápido quanto nos períodos anteriores. Os meninos são ligeiramente mais altos do que as meninas no início desse período, mas as meninas iniciam o surto de crescimento da adolescência mais cedo e, assim, tendem a ser mais altas do que os meninos no final da terceira infância.
Em média, as crianças precisam de 2.400 calorias por dia para ter crescimento e saúde normal. Os dentes permanentes chegam na terceira infância. A saúde dentária melhorou, principalmente por causa da utilização de flúor e da melhor assistência odontológica.
A obesidade é cada vez mais comum entre as crianças norteamericanas. Ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. A preocupação com a imagem corporal, especialmente entre meninas, pode acarretar transtornos alimentares. A subnutrição pode afetar todos os aspectos do desenvolvimento. Devido ao melhor desenvolvimento motor, meninos e meninas na terceira infância podem praticar uma gama mais ampla de atividades motoras do que os pré-escolares.
Cerca de 10% das brincadeiras livres de crianças em idade escolar constituem-se de brincar impetuoso. Ela é mais comum entre meninos do que entre meninas. As diferenças nas capacidades motoras de meninos e de meninas aumentam com a aproximação da puberdade, em parte devido à maior altura e força dos meninos e em parte devido às expectativas e à experiência cultural.
Desenvolvimento Cognitivo na Terceira Infância
O pensamento e o julgamento moral
Dos 7 aos 12 anos, uma criança está no estágio de operações concretas de Piaget. As crianças são menos egocêntricas do que antes e mais proficientes em tarefas que exigem raciocínio lógico, como pensamento espacial, compreensão