A vida nas estrelas
A atividade física é de suma importância para qualquer pessoa, em todas as idades. Contudo é de total relevância ter completo conhecimento de como utilizar a prática esportiva nos diversos campos em relação às patologias.
Durante o desenvolvimento deste artigo pudemos observar quais os tipos de doenças cardiovasculares mais comuns e em que casos se recomenda atividade física, principalmente a aeróbia para o seu tratamento. Quantidades significativas de estudos desenvolvidos nas mais diversas partes do mundo indicam a prescrição de exercícios físicos para recuperação e principalmente para prevenção de eventos cardiovasculares.
O profissional de Educação Física que trabalha especificamente com este público deve estar sempre atento e ter o conhecimento necessário para aplicar os exercícios de maneira correta e principalmente sabendo dosar a intensidade e o volume do mesmo para cada caso individualmente. No momento da avaliação e da prescrição do exercício físico para pacientes que foram acometidos por eventos cardiovasculares, é de extrema importância um trabalho multiprofissional, principalmente entre médico cardiologista e professor de educação física, e sempre que necessário solicitar auxílio de uma nutricionista para prescrição de dietas adequadas e que auxiliem esse processo de recuperação.
Referências
COSTILL, K. L. Aspectos fisiológicos. Barueri. Manole, 2008
MEDEIROS, J. F. Atividade física e Exercício físico e efeitos profiláticos nas doenças cardiovasculares. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Nº 148, setembro de 2010. http://www.efdeportes.com/efd148/atividade-fisica-e-doencas-cardiovasculares.htm
NEGRÃO, C. E; BARRETO, A. C. P. Efeito do Treinamento Físico na Insuficiência Cardíaca: Implicações autonômicas, hemodinâmicas e metabólicas. Revista da Sociedade Cardiológica do estado de São Paulo. USP, 1998.
NIEMAN, W.G. Medicina e ciencia em esportes. Rio de Janeiro. Papirus, 2005.
RONDON, M. U.