CUSTOS
TRABALHO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS:
CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTO-PADRÃO
CURITIBA
SETEMBRO/2013
CAMILLA TONELLI WERNER
JOSIANE MIRANDA VAZ DE SOUZA
MARIA RITA PINTO DE OLIVEIRA
NARA LOURDES BERNARDES
TRABALHO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS:
CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTO-PADRÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade de Custos do curso de Ciências Contábeis da faculdade Facel.
Professor Mario Sergio Hampel.
CURITIBA
SETEMBRO / 2013
CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Custeio significa apropriação de custos. O Custeio por Absorção é o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos. Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos.
Não é um princípio contábil propriamente dido, mas uma metodologia decorrete deles, nascida com a própria Contabilidade de Custos. Outros critérios diferentes tem sugido através do tempo , mas este é ainda o adotado pela Contabilidade Financeira; portanto, válido tanto para fins de Balanço Patrimonial e Demosntração de Resultado como também, na maioria dos países, para Balanço e Lucro Fiscais.
A Auditoria Externa tem-no como básico. Apesar de não ser totalmente lógico e de muitas vezes falhar como instrumento gerencial, é obrigatório para fins de avaliação de estoques (para apuração do resultado e para o próprio balanço).
Também, o Imposto de Renda costumeiramente o usa: no Brasil é utilizado obrigatoriamente, com pequenas exceções. Houve e ainda há em nossa legislação fiscal algumas pequenas variações optativas, como, por exemplo, na depreciação. No Custeio por Absorção, a depreciação dos equipamentos e