Custos
Segundo Leone (2000), custos são o consumo de um fator de produção, medido em termos monetários para a obtenção de um produto, de um serviço ou de uma atividade que poderá ou não gerar renda.
Segundo Martins (2001) refere-se a custos como um gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços, isto é, são os gastos no momento da utilização dos fatores de produção (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço. O custo correspondem á parcela dos gastos consumidos no ambiente fabril para a fabricação do produto, pela aquisição de mercadorias para revenda e para a realização de serviços. * Matéria prima para a produção de um bem; * Compra de maquinas; * Energia aplicada na produção de bens; * Salários e encargos do pessoal da produção.
Resumidamente, custos é tudo aquilo que se destina a produção. Quando falarmos em fatores de produção, ou seja tudo que for utilizado para a transformação no momento da fabricação será considerado custos, e o que não for relacionado à fabricação, serão considerados gastos ou despesas.
Existe variações de custos vinculado a empresa sendo os custo Diretos e Indiretos, Fixos e Variáveis. Segundo Padoveze (2011) os atributos que definem um custo direto em relação ao produto final são : possibilidade de verificação, possibilidade de mediação, identificação clara, possibilidade de visualização da relação do insumo com o produto final , especificidade ao produto etc.
Custos Diretos São todos os custos facilmente identificados com a produção de bens ou serviços. Podemos dizer ainda, que são os ingredientes que compõem o produto. * Exemplo: para fazer um bolo, cujos ingredientes são ovos, trigo, açúcar, leite, óleo, fermento.
Esses ingredientes são os custos diretos, sempre que houver uma medida de consumo facilmente identificável (quilogramas, embalagem, unidades, mão de obra utilizada por produto).
A empresa deve manter um sistema de