Custos
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS
Profa. MARCELENE GOMES M.Sc. Mestre em Sistema de Gestão Pela Qualidade Total - UFF Especialista em Gerência Financeira – IMB Administração – UNESA Ciências Contábeis – UNESA Ciências Econômicas – IMB
marcelene.gomes@estacio.br
[pic]
Introdução a conceitos da contabilidade de custos
CONCEITO
A contabilidade de custos surgiu durante a revolução industrial pela necessidade de se ter um controle maior sobre os valores a serem atribuídos aos estoques de produtos na indústria e, também, pela necessidade de tomar decisões quanto ao que, como e quando produzir. A contabilidade de custos objetiva a mensuração dos gastos necessários à produção de um bem ou de serviços à contabilidade financeira tem por finalidade básica promover o registro dos fenômenos econômicos e financeiros que afetam o patrimônio de uma entidade.
APLICAÇÃO
Inicialmente a contabilidade de custos foi concebida para o setor industrial, sendo que, posteriormente passou a ser utilizada também nos setores de comércio e serviços.
ENTIDADES QUE UTILIZAM CONTABILIDADE DE CUSTOS:
Instituições financeiras, lojas comerciais, construção civil, indústrias e quaisquer atividades econômicas que necessitem de identificar o valor de custo do objeto do seu negócio.
PRINCIPAIS OBJETIVOS DOS SISTEMAS CONTÁBEIS
O sistema contábil é o principal – e o mais confiável – sistema de informação quantitativo em quase todas as organizações. Os principais objetivos deste sistema são: • Apuração do custo dos produtos, dos serviços e dos departamentos; • Apuração da rentabilidade dos produtos, dos serviços e dos departamentos; • Atendimentos das exigências contábeis e de auditoria; • Atendimentos de exigências fiscais; •