Custos e formação de preço
O objetivo desta atividade é fortalecer o conhecimento dos conceitos e terminologias básicos da Contabilidade de Custos e, através das atividades propostas nas Atividades Práticas Supervisionadas, praticá-los a partir de dados obtidas da “Empresa Fictícia Ltda”. Com base nas informações fornecidas buscaremos compreender também, o processo de departamentalização e rateio dos custos e despesas específicos dos produtos. Analisaremos também, uma proposta de produção especial para que possamos melhor entender os conceitos aplicados no curso de Ciências Contábeis.
Etapa 1: Conceitos básicos aplicados a área de custo. O objetivo da contabilidade de custos é classificar, agrupar, apropriar e controlar os custos para fornecer dados para medição dos lucros e avaliação dos estoques. Por isso para melhor entendimento dos sistemas de apuração de custos é necessário compreender o significado dos principais termos utilizados.
Passo 2 – Conceitos e Terminologias aplicados à Contabilidade de Custos
Custo – gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. O custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custo, no momento da utilização dos fatores de produção (Bens e Serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.
Exemplo:
A matéria-prima foi um gasto em sua aquisição que imediatamente se tornou investimento, e assim ficou durante o tempo de sua Estocagem; no momento de sua utilização na fabricação de um bem, surge o Custo da matéria-prima como parte integrante do bem elaborado. Este, por sua vez, é de novo um investimento, já que fica ativado até sua venda.
Despesa - bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receita.
Exemplo:
A comissão do vendedor, por exemplo, é um gasto que se torna imediatamente uma.
Perda - Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.
Exemplos: