Inteligencia Pctórica
498 palavras
2 páginas
Inteligência Pictórica
O que é Inteligência Pictórica?
Habilidade para desenhar transmitindo mensagens através do seu desenho.
Exemplo:
Maurício de Souza
A inteligência pictórica começou desde a idade média com os desenhos nas cavernas.O desenho é um tipo de linguagem e a primeira representação escrita da criança onde expressão os seus desejos.
Existem algumas fazes do desenvolvimento do desenho
Garatuja desordenada
Não tem consciência de que o risco é consequência de seu movimento com o lápis (RELAÇÃO TRAÇO-GESTO) Não olha para o que faz.
Segura o lápis de várias maneiras, com as duas mãos alternadamente.
Todo o corpo acompanha o movimento. Faz figuras abertas (linhas verticais ou horizontais), num movimento de vaivém.
Garatuja ordenada
(A partir de 2 anos)
Descobre a relação gesto-traço e se entusiasma muito. Passa a olhar o que faz, começa a controlar o tamanho, a forma e a localização no papel. Varia as cores intencionalmente. Começa a fechar suas figuras de formas circulares ou espiraladas.
Pré- Esquematizo
(4 aos 6 anos)
Nessa fase aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. Quanto aos espaços, os desenhos são dispersos inicialmente, não relacionados entre si. A representação da figura humana evolui em complexidade e organização: aparecem lentamente os braços, as mãos, os pés, muitas vezes com vários dedos, radiados, e às vezes aparece o corpo.
Realismo
(10 a 12 anos) Fase em que desenha do objeto não aquilo que vê, mas aquilo que sabe. Nesta fase ela mistura várias perspectivas. Aqui um aspecto importante do desenho infantil, é o uso da legenda, uma vez que para a criança, o nome do objeto é desenhado, constitui-se como uma característica essencial desse mesmo objetivo.
Pseudo naturalismo
(Por volta dos 12 anos)
Característico do desenho do adulto é alcançado pela criança quando esta começa a fazer a crítica dos seus próprios desenhos. Aqui ela começa a reparar que