custos e estoques
Na passagem de novembro para dezembro de 2012 a produção industrial determinou que, houve uma queda de 0,6% quando comparada com outubro. E acaba tendo pior resultado que por sinal foi a primeira retração de 2009 a sua tendência é que esta atividade econômica termine com uma forte queda , já que até agora o índice acumula perda de 2,6% quando se agravou a esta crise.Explicou o gerente André Macedo, porta-voz do IBGE. "Há um maior endividamento das famílias , uma expectativa mais baixa dos empresários em relação à recuperação da economia, o mercado internacional ainda está muito debilitado devido à crise, além da enorme quantidade de produtos importados", afirmou.
Em novembro mostra que ocorreu uma recuperação , durante os primeiro meses . Apesar da baixa produção industrial, os índices não param de subir . O destaque foi para o fraco desempenho do setor de bens de capital, informou o IBGE Esta demanda esta ocorrendo pelo fato de aumento das importações e pelos estoques acumulados das empresas brasileiras.Estas mudanças que vem ocorrendo fica imprevisível para 2013, ou seja não da para saber o que esta para acontecer .
Fonte : http://www.jb.com.br/economia/noticias/2013/01/04/producao-industrial-deve-fechar-2012-em-forte-queda/
A produção Industrial Brasileira 2013
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em comparação com o mês anterior a produção da indústria brasileira voltou a crescer, registrando alta de 1,9%, contra queda de 1,8%. Três das quatro categorias de uso e 22 dos 27 ramos pesquisados avançaram na comparação mensal, com as variações mais significativas partindo de farmacêutica (8,8%), máquinas e equipamentos (3,2%), outros equipamentos de transporte (8,3%) e veículos automotores (2,0%).
Em comparação anual, com o mesmo período de 2012, 13 atividades tiveram avanços nas produção - com a maior variação vindo de veículos automotores, que avançou 15,4%.