Custos Logísticos
Custos logísticos
O transporte existe para realizar as atividades de escoamento e auxiliar na distribuição dos produtos. Por representar grande parte dos custos das empresas, deve ser constantemente estudado e analisado com cautela, para que as empresas não percam seu lucro ao final da cadeia – o que na prática ocorre com frequência, uma vez que parâmetros como peso, fragilidade, dimensão e compatibilidade não são observados e levam a excesso de manuseio, avarias no produto e consequente perda de vendas. A terceirização das atividades de transportes, seja com prestadores de serviços ou operadores logísticos, também deve ser estudada, pois com o aumento das atividades logísticas e sua complexidade crescente devido à competitividade, a empresa terá uma maior rede de opções deste serviço, e precisará estudar a melhor opção para suas atividades e recursos.
De acordo com o produto, cliente, prazo, recursos financeiros, a empresa terá cinco opções de modais, tendo cada um sua própria característica, custos, produtos transportados, que levarão a melhor escolha, sendo respeitadas as especificidades de cada um. Ela poderá também integrar estes modais através da Intermodalidade e a Multimodalidade, que são estratégias para a conquistar objetivos e melhorar a logística do transporte. A infraestrutura oferecida pelos setores público e privado também condicionam o uso dos modais, facilitando ou não sua integração, assim como a legislação e os investimentos para as vias de acesso e escoamento de produção.
O transporte é uma das principais atividades logísticas, compondo uma importante parcela dos custos de uma empresa, e seus custos afetam todas as outras áreas, num efeito cascata. No