Custos Logisticos
Dentro do conjunto de variáveis que traduzem a realidade da empresa, os custos talvez sejam os mais evidentes, pois interferem diretamente nos resultados, sendo um forte componente competitivo. Por isso, suas formas de análise e de compreensão vêm se modificando em função das exigências do atual contexto, tornando-se, cada vez mais, um instrumento de gestão estratégica. Percebe-se que os clientes não mais admitem absorver os custos da ineficiência produtiva das empresas e exigem produtos com qualidade, baixo preço, confiabilidade e disponibilidade na entrega. De outro lado, as empresas cada vez mais exigem, de seus fornecedores, suprimentos em quantidade, qualidade e tempo, capazes de evitar retrabalhos e custos desnecessários. Em contexto de globalização, a distância física entre produtores de bens e de serviços e consumidores deixa de ser relevante. Isso determina que o gerenciamento de custos logísticos venha agregar valor relevante aos produtos comercializados, pois procura identificar e determinar a eficácia dos recursos consumidos internamente pela empresa e, externamente, procura fazer a análise da cadeia de valor.
INTRODUÇÃO
A Logística corresponde à movimentação de bens e serviços de seus pontos de origem aos pontos de consumo. Os custos estão presentes em todo este processo estabelecendo politicas que possibilitema as empresas a se tornarem mais competitivas entre si reduzindo seus gastos e melhorando o nivel de serviço, tais custos são os de planejar, implementar e controlar todo o inventario de entrada até o inventario de saida, desde o ponto de origem até o ponto de consumo de um produto ou serviço.
Baseando-se neste pensamento dentro da Gestão de Custos, este trabalho visa descrever de forma clara e obejetiva a importância de se identificar e como identicar o Custo de Armazenagem e Movimentação, o Custo de Embalagens, Custo de Tecnologia da Informação (TI) e os Custos decorrentes aos Niveis de Serviços.
CUSTO DE