custos logisticos
INTRODUÇÃO
A grande dificuldade de se custear as atividades logísticas esta ligada à alta proporção de custos indiretos e à grande segmentação de produtos e serviços. Além de investir na formação do ser humano, é preciso investir em automatização, em sistemas que reduzam a possibilidade de erros e avarias, reduzindo desperdícios e ineficiências. Para que haja eficácia e eficiência no processo, bem como na empresa de forma global, é necessário que haja um trabalho integrado entre as áreas operacionais, para que todos os desperdícios e custos logísticos escondidos existentes sejam identificados, mensurados, informados, e posteriormente minimizados ou eliminados, para tentar alavancar e sustentar a vantagem competitiva em seus segmentos. Na moderna concepção do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, resta para as empresas entender que os Custos logísticos devem ser bem dimensionados e controlados, pois se antes a concorrência se resumia somente entre as empresas, hoje se dá entre as cadeias produtivas. Será mais competitiva aquela que apresentar melhor qualidade e o menor preço para o consumidor final.
ELEMENTOS DOS CUSTOS LOGÍSTICOS
CUSTOS COM ARMAZENAGEM: Este tipo de Custo vem crescendo em termo de importância face as crescentes exigências por serviço dos Clientes. No momento em que o mercado exige variabilidade, disponibilidade, rapidez na entrega, menor tolerância de erros na entrega, faz se necessário o gerenciamento eficiente das atividades de armazenamento.
É importante deixar clara a diferença entre custos de estoque e armazenagem.
Serão considerados custos de armazenagem os que se referem ao acondicionamento dos bens e a sua movimentação, como por exemplo: aluguel do armazém, mão de obra, depreciação das empilhadeiras etc. Enquanto, o custo referente aos bens, produzidos ou comercializados, como o custo financeiro de estoque e o custo de perdas devido a roubo, obsolescência e as avarias serão