custos indiretos de fabricação
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GESTÃO
DIANA FERNANDES NAZARIO
GABRIELA DAGOSTIM DE FREITAS
GUILHERME SILVEIRA BRUNEL
JAQUELINE VIEIRA
CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO
Introdução
Pela própria definição, custos indiretos são aqueles que não podem ser mensurados aos produtos, portanto podem ser apropriados somente de forma indireta, mediante uma estimativa de gasto.
As estimativas feitas para apropriar esses custos contêm certo grau de subjetivismo, dependendo do critério utilizado para distribuir o custo.
Alguns gastos podem ser classificados como custo ou despesa, dependendo de sua utilização. Por exemplo, no seguro do prédio de uma empresa que abriga a área industrial e a área de administração, pode-se utilizar a área ocupada por cada setor ou a importância segurada de cada setor, se esta for de maior relevância.
1-CUSTOS INDIRETOS
Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.
Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.
Custos indiretos são, segundo, Bernardi (1998, p. 51), “(...) custos imputados