produção e consumo
Neste presente artigo buscaremos analisar a relação entre “Produção e Consumo”, resgatando o caráter não imediato entre ambos, dando ênfase a sua relação indissolúvel sob o ponto de vista de Marx. Desta forma tornando compreensível a ligação que se remete entre produção e consumo, entendendo o mecanismo que se estrutura para que haja funcionalidade entre ambos, e os mantenham estritamente associados, pois a produção é imediatamente consumo; e o consumo é imediatamente produção. Porque o consumo cria a necessidade de uma nova produção, e a produção a necessidade de ser consumida, numa progressão constante, que se cessada, geraria impactos na ótica capitalista. Serão abordadas as duas formas de obtenção de produção através do consumo, a relação entre produtor e produto, e discutido de forma mais ampla a esfera isolada da produção e do consumo.
PRODUÇÃO E CONSUMO
Entre produção e consumo há uma relação indissolúvel, pois “A produção é também imediatamente consumo” (Marx, 1859). À medida que o trabalhador produz, ele está consumindo as suas próprias habilidades e capacidades nesse ato, além de que ainda ocorre o desgaste dos meios de produção usados, ou seja, a matéria prima é consumida. Afirmando assim, que todo o processo de produção também é uma atividade de consumo.
Assim como a produção é diretamente consumo, concomitantemente o consumo também é produção. Podemos observar que na natureza o consumo de elementos químicos é a produção das plantas. Outro exemplo é a nutrição do homem, porque na medida em que ele se nutre, ele consome partículas e produz o próprio corpo. Chamamos de produção consumidora. Avaliamos que um é contrário do outro, mas também há um elo mediador, pois um é intermediário do outro. Se não existir produção, o consumo perde o seu objeto. Não havendo produto, não há o que consumir. Por sua vez, sem consumo não há sujeito para o qual são produzidos os objetos. O produto só atinge a sua finalidade se