COMPONENTES DE CUSTOS: MATERIAL DIRETO, MÃO DE OBRA DIRETA E CUSTO INDIRETO DE FABRICAÇÃO.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata de um assunto muito importante dentro de uma indústria: os componentes do custo. Mais precisamente sobre três itens de fundamental importância: o material direto, a mão de obra direta e o custo indireto de fabricação.
Apresentamos no decorrer deste trabalho um pouco sobre cada componente citado. Está organizado em uma parte central com várias subpartes. Falamos do material direto, o que são eles e como são avaliados, além de fazer uma breve definição sobre materiais indiretos.
Continuamos a descrever a mão de obra direta, demostrando o que integra o custo com a mão de obra direta, exemplificando e comparando com a mão de obra indireta. Dando o prosseguimento, definimos o custo indireto de fabricação e apresentamos alguns critérios e componentes principais. Por fim, descrevemos algumas nomenclaturas do custo industrial.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, não só em livros mas também em artigos, sites, entre outros.
2 COMPONENTES DO CUSTO INDUSTRIAL
A principal característica das empresas industriais é produzir os produtos que oferecem aos seus clientes. Podemos ressaltar três itens de grande relevância no custo industrial: material direto, mão de obra direta e custo indireto de fabricação. Estes são os conhecidos Custos de Produção do Período (CPP) que veremos a seguir.
2.1 MATERIAIS DIRETOS
Estes materiais estão diretamente relacionados com a produção de maneira que possa ser incluído diretamente no calculo do custo do produto. Para alguns autores pode ser dividido em matéria prima, material secundário e embalagens, para outros apenas a matéria prima e as embalagens. Não há como haver a transformação se algum desses componentes faltarem. Portanto esses materiais devem ser avaliados, controlados e programados. Durante o processo de produção eles são solicitados conforme a necessidade.
As