Ecodesing no setor Automibilistico
785 palavras
4 páginas
EcodesignDiante do novo paradigma ambiental cunhado ainda no final do século XX as empresas vêm sendo instadas a reduzirem os impactos sobre o meio ambiente em toda sua cadeia produtiva. Hoje é certo que o futuro do automóvel e de sua indústria passam, necessariamente, pela capacidade dos fabricantes de reduzir seus efeitos danosos sobre o ambiente, desde a fabricação de materiais até a reciclagem de autopeças e de veículos em fim de vida.
A estratégia das empresas tanto no setor automobilístico como de eletrodomésticos e computadores tem sido conceber produtos de menor impacto ambiental através de novas formas de projetar como DFA (Design for Assembly and Dissassembly), DFR (Design for Recylcing) e DFE (Design for Environment). A esse conjunto de novas formas, métodos e instrumentos de desenvolvimento de projetos chama-se ecodesign, ou seja é uma abordagem que integra a componente ambiental na concepção de novos produtos. Segundo essa abordagem os projetos de produtos serão tão mais eficientes quanto mais permitirem uma recuperação e uso racional de materiais e energia e componentes desses produtos em fim de vida.
A relação entre o automóvel e o meio ambiente passou a ser monitorada e gerenciada de forma contínua nos anos 90, em busca dos certificados ambientais ISO 14000, inspirados nas normas de qualidade ISO 9000, como o foi a qualidade nos anos 80. A preocupação com o meio ambiente e o cuidado com a qualidade neste início de século foi sinal de respeito ao consumidor, que se tornou mais exigente, consciente da importância da preservação do equilíbrio ambiental.
A Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV) é exatamente uma forma de se tentar avaliar todos os possíveis impactos ambientais causados por um produto e por sua cadeia produtiva, compreendida desde a extração de matérias-primas até o destino final do produto pós-consumo. A ACV ou LCA (Life Cycle Analysis em inglês) é um método de acompanhamento da vida de um produto do "berço ao túmulo", criado