CUSTOS DIRETOS
Custos diretos são os custos que estão ligados diretamente a um produto, sem a necessidade de nenhum rateio. Entende-se por rateio uma distribuição dos custos que não são identificados e relacionados diretamente aos produtos. Temos como exemplos de custos diretos, matéria-prima utilizada e mão de obra do processamento.
Palavras-chave: custos – rateio.
1 INTRODUÇÃO
Custo direto é aquele que diretamente se identifica e se relaciona ao produto custeado no momento do processo de fabricação. É atribuído direto a um produto ou centro de custo. Não necessita de rateios para serem agregados ao produto custeado, resumindo, estes custos são diretamente incluídos no valor dos produtos.
2 DESENVOLVIMENTO
Os custos diretos possuem a característica de serem visivelmente mensuráveis de forma simples e direta, são atribuídos aos produtos de maneira individual. “Constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional” de acordo com Zanluca (2013).
Exemplos de custos diretos:
- Matérias-primas empregadas na fabricação do produto;
- Mão-de-obra direta utilizada na fabricação;
- Serviços terceirizados e aplicados diretamente no produto;
2.1 MATERIAIS DIRETOS
Intitulam-se de materiais diretos, as matérias-primas, materiais secundários, embalagens e outros produtos empregados na fabricação do produto, até o momento do produto estar pronto para venda. Material secundário é um material direto, apesar de não ser componente básico para fabricação, ele é facilmente identificável ao produto (exemplo: parafusos, botão de roupas).
2.2 MÃO-DE-OBRA
Conforme Crepaldi (2002, p.56) “mão-de-obra direta é o custo de qualquer trabalho humano diretamente identificável e mensurável ao produto”.
Os funcionários de uma empresa são imprescindíveis