custos diretos
Introdução:
Na contabilidade de custo temos uma ferramenta gerencial muito importante para as organizações em geral, conhecer os custos operacionais. Estes são os principais componentes para dar suporte ao planejamento, controle das atividades, processo decisório e avalição de desempenho. Neste caso, vamos falar sobre CUSTOS DIRETOS.
Definição
São custos diretos os registros que diz a respeito entre o relacionamento do que é produzido e o seu custo, podemos dizer também, que são os ingredientes que compõe um produto ou serviço. Os custos diretos são facilmente identificados independente de rateios. Este conceito é para apurar os custos totais dos produção, definir a natureza de apropriação e distribuição dos mesmos.
Os exemplos mais comuns que podemos identificar os custos diretos são na mão-de-obra, matérias primas, materiais de consumo e embalagem.
- Para conhecer o consumo de mão-de-obra a empresa precisa manter um sistema que, demonstre quais ou quantos operários trabalharam em determinado período(minutos, horas, dias ou mês).
- Nas empresas de serviços, o acompanhamentos é feito através de uma ordem de serviço, anotando os custos atribuídos diretamente a mão-de-obra, materiais aplicados ou serviço subcontratos (empresas de telefonia e TV à cabo).
- Empresas alimentícias: produção de Cupcakes, utilizam açúcar, creme de leite, corantes, embalagens, farinha de trigo, fermento, forminhas, leite, manteiga e ovos.
Conclusão:
O sistema de apuração de custo direto deve ser compatível com a estrutura da organização, este procedimento tem função de suprir na administração dos dados que representem o montante de recursos utilizados para executar diversas partes do processo produtivo e que ganha importância quanto participação efetivanos resultados da empresa e no contexto dinâmico de mercado.