Custos de uma empresa
Custos fixos e médios mensais(fabrica de esmaltes)
1. Aluguel
2. Imposto predial
3. Energia elétrica e Água/esgoto
4. Gastos gerais de manutenção
5. Diversas despesas com funcionários: salários, assistência médica, farmacêutica, vale refeição, lanches, uniformes, treinamentos, festas de confraternização, etc.
6. Pró-labore
7. Encargos sociais sobre salários e pró-labore
8. Honorários profissionais: Despesas com assistência contábil, jurídica, assessorias, consultorias, etc.
9. Despesas com comunicações: telefone, celular, Internet, correio, etc.
10. Impostos municipais.
11. Contribuições a sindicatos
12. Propagandas e brindes.
13. Impressos e materiais de escritório: Despesa com suprimentos administrativos guia derecolhimento, notas fiscais, etc.
14. Despesas bancárias: taxas provenientes de talões de cheques, cobrança, ordens de pagamento, cartão de credito e manutenção de conta corrente.
15. Seguro da empresa.
16. Outras despesas indiretas.
17. Compra do produto para fabricar (esmaltes).
Segundo a revista exame.com o mercado de esmaltes cresce 31,9% no 1º quadrimestre de 2013 no país, que já é o segundo maior consumidor do produto no mundo! No Brasil, há três grandes marcas: Colorama (da LOréal), Impala (da Mundial) e Risqué (da Hypermarcas). Nenhuma delas divulga o faturamento ou número de unidades vendidas. Mas o esforço delas para crescer no mercado pode ser medido pelos seus lançamentos. Cad a uma oferece atualmente mais de cem opções de cores aos consumidores
Um único vidro pode chegar a custar 45 reais, embora opções mais “democráticas”, a partir de 2,50 reais, também estejam disponíveis nas prateleiras.O crescimento do mercado levou ao principal gargalo do setor: os vidros