fisiologia
Tema: Bioeletrogênese
1) Isso acontece devido ao excesso de cargas positivas acumuladas no meio extracelular, que é mantido pela impermeabilidade da membrana ao ion Na+ e pelo funcionamento da bomba de Na+/K+.
Alem disso, temos a alta concentração de proteínas no interior da célula(ânios orgânicos)que contribui para a manutenção do potencial de repouso.
2) A excitabilidade da célula é causada pelo movimento de ions através da membrana.O potencial de ação é comporto por 3 etapas sequenciais, são elas:
Despolarização-abertura dos canais de Na+(rápido)e K+(lento) que permite a entrada de ions Na+ devido a força gerada pelo gradiente elétrico e químico resultando na despolarização da célula.
Repolarização- os canais de K+ são abertos provocando a saída desses ions devido ao gradiente elétrico e químico.
Hiperpolarizaçao- fechamentos dos canais de Na+ e a permanência dos canais de K+ ativos promove o fluxo desses ions deixando a célula ainda mais negativa .
Após essas etapas temos o período refratorio, cujos gradientes são reestabelecidos pela atividade da bomba Na+/K+
3) A célula em repouso se torna menos polarizada devido a redução do limiar, sendo mais fácil desencadear o potencial de ação .Entretanto , uma vez desencadeado, este se torna prejudicado devido a permanência dos canais de Na+ abertos por mais tempo, sendo mais difícil a repolarização e o reestabelecimento dos gradientes adequados.
4) A)Na Hipocalemia a concentração de K+ é muito menos no meio extracelular, fazendo com que haja o fluxo de K+ devido ao gradiente químico, deixando o meio interno hiperpolarizado e consequentemente dificultando a criação de potencial. B) O aumento da concentração de K+ no sangue, provoca o influxo desses ions devido ao gradiente eletro-quimico. Como consequência temos a inversão da polaridade celular(fica positiva no meio intracelular) que impede a criação de sinais elétricos.
5) A amplitude e duração dos