Custos de Programação
Com relação ao custo de treinamento do programador, o C++ por ser considerada uma linguagem complexa, devido ao seu tamanho e heranças recebidas do C, a linguagem demora um tempo maior para ser aprendida e torna-se difícil domina – lá completamente.
Escrever programas no C++ é muito eficiente porque essa linguagem é multiplataforma (que executa em vários sistemas). Ela foi desenvolvida tendo sempre em mente a utilização de bibliotecas, possuindo então recursos que lhe ajudam a escrever bibliotecas portáveis, eficientes e de fácil utilização, tornando sua integração fácil com outras linguagens e com outras bibliotecas.
Para compilar programas utilizando esta linguagem é necessária à instalação de um compilador. A padronização da linguagem C++ quase concluída, tornou os compiladores capazes de implementam a maioria dos novos recursos padrões que estão disponíveis para quase todas as plataformas.
A execução de programas é muito eficiente, pois uma compilação C++ pode receber uma duplicidade de linguagem, ou seja, permite tanto linguagem de alto nível quanto de baixo nível.
A manutenção de programas no C++ é mais complicada, pois muitas das sintaxes do C++ são sutis e quando se erra alguma coisa mínima, o código simplesmente não funciona, ou em caso de erros menores, o código passa a apresentar problemas muito difíceis de identificar.
Portabilidade
A linguagem C++ é considerada portátil por possuir um dos idiomas mais utilizados no mundo, possuir padronização ISO e também por possuir grande série de compiladores que rodam em diversas plataformas que o comporta.
Possuindo recursos que lhe ajudam a escrever bibliotecas portáveis, eficientes e de fácil utilização, o C++ tornou mais fácil sua integração com outras linguagens e com outras bibliotecas.
Um programa C++ é portatil, não sendo necessário fazer modificações para executar em diversos sistemas operacionais (Windows, UNIX, etc) desde que possua um compilador C++.
Referências