Custos da produção agroindustrial
São norteadas por diversos indicadores para que sejam geridas de uma forma consciente, as indústrias com a função de transformar matéria prima em um produto manufaturado. Dentre as maiores preocupações dos gestores das empresas industriais sempre foi como apurar, analisar, controlar e gerir os custos de produção de bens e serviços, visando o melhor posicionamento competitivo no mercado. O setor agroindustrial, assim como a indústria tradicional necessita possuir ferramentas de controle e a contabilidade rural vem ao encontro, visto que controla todas as entradas, saídas, despesas e receitas. Uma correta apropriação dos custos de cada um dos produtos existentes dentro da propriedade, é a apuração de qualquer atividade econômica rural.
* Agronegócio (Agribusiness)
“... o conjunto de todas as operações e transações envolvidas desde a fabricação de insumos agropecuários, das operações de produção nas unidades agropecuárias, até o processamento e distribuição e consumo dos produtos agropecuários ‘in natura’ ou industrializados”
* Agroindústria
Dispomos de duas vertentes para defini-la: a primeira como um Sistema Agro alimentar como sendo “... o conjunto das atividades que concorrem à formação e à distribuição dos produtos alimentares e , em conseqüência , o cumprimento da função de alimentação”.
A segunda vertente é chamada de Sistema Agroindustrial não Alimentar definida como: “o conjunto das atividades que concorrem à obtenção de produtos oriundos da agropecuária, florestas e pesca, não destinadas à alimentação, más aos sistemas energéticos, madeireiro, couro e calçados, papel, papelão e têxtil”.
* Sistemas de Custos
Conjunto de procedimentos administrativos que registra de forma sistemática e contínua, a efetiva remuneração dos fatores de produção empregados nos serviços rurais e segue quatro objetivos desse sistema:
a) Auxiliar a administração na organização e