Custos ciclo da vida
O custeio do ciclo de vida (CCV) é uma metodologia desenvolvida para a tomada de decisão nas aquisições de capital e em projetos, onde utiliza uma compreensível análise econômica de alternativas competitivas. Usa procedimentos contábeis universalmente aceitos para a determinação do custo total do projeto ou da aquisição de propriedade. Leva em consideração todos os serviços previstos no período útil de vida do citado projeto ou aquisição, bem como todos os custos que aí incidem.
Trata-se, na realidade, de uma prudente prática de negócio para ambos os setores público e privado, onde todos os custos associados em uma aquisição de capital ou em um projeto são determinados através do uso da metodologia do CCV. Somente após sua aplicação é que se pode escolher a alternativa mais efetiva e eficiente para as decisões de orçamento de investimento ou decisões de fabricação de produtos de qualidade a um custo mais baixo.
Ao assim proceder estará a organização zelando pelos interesses de seus acionistas (que no setor privado são representados pelos proprietários das ações, e no setor público, pelos que pagam os impostos). Dessa forma, estará ela, pois, exercendo, a um só tempo, uma ação pró-ativa, e respondendo pelos gastos dos fundos orçados e pelos resultados. De início, envolve grandes desembolsos de caixa, combinado com a necessidade de suportar projetos ou aquisições em toda sua vida de serviços, e, ainda, os custos associados à sua disposição/descarte final – essa prática exige, pois, uma prudente alocação de fundos. A eficiência e a eficácia da escolha do capital despendido, para ambos os casos, deverá ser o objetivo número um no planejamento financeiro de curto e longo prazo da firma.
Como os esforços para minimizar os custos operacionais devem continuar, a técnica do CCV não só garante que as aquisições feitas sejam financeiramente valiosas, como também que o mais benéfico dos dispêndios seja apropriado e desembolsado durante todo o