Custos ABC
É uma ferramenta largamente utilizada por empresas no mundo inteiro. Surgiu da necessidade de se ter um método de custeio que distribuísse os custos gerais de forma mais adequada, pois estes custos estavam cada vez mais crescentes em virtude da mão de obra direta ser substituída pela automação robótica nas indústrias.
O ABC demonstra o que foi gasto referindo ao montante de recursos disponíveis; Onde foi gasto indicando em que processos foram gastos e para que foi gasto ou seja qual o fim do custo a esse fim chamamos de objeto de custo que pode ser o produto, cliente, unidades de negócios, enfim o que se deseja medir. Com o resultado da analise as empresas podem cortar desperdícios, melhorar serviços, avaliar programas de qualidade etc.
O primeiro estagio dos custos no ABC são os recursos Ex: (Água, Energia, Comunicação). No Segundo estágio temos os acumulados os custos pelas atividades que foram recebidas pelo consumo de recursos, é neste estagio que se diferencia dos demais métodos de custeio, pois antes de chegar aos produtos passa pelas atividades geradores de custo que foram consumidas pelos produtos. Ex: (Comprar materiais, elaborar produtos, executar serviços). No terceiro estagio e mais importante é que são definidos os custos dos produtos. Em cada estagio os custos são totalmente transferidos isto quer dizer o total dos recursos é transferido as atividades e estas são totalmente transferidas para o objeto de custos.
A importância que se dá à utilização do sistema de custeio ABC é em virtude do mesmo não ser apenas