custo ABC
O Custo Baseado em Atividades - ABC surgiu com o objetivo principal de aprimorar a alocação dos custos indiretos fixos (overhead) aos produtos e serviços prestados pelas organizações.
Usar a gestão por processo como referência para atribuição de custos a objetos como base em atividades permite à organização mover-se nas duas direções, entre a obtenção de um cálculo exato do custo e rentabilidade do produto, serviço e/ou procedimento e a identificação de oportunidades para a melhoria contínua da rentabilidade.
A idéia básica do ABC é tomar os custos das várias atividades executadas pela empresa e entender seus comportamentos, encontrando bases que representem as relações entre os produtos e estas atividades.
O custeio por Atividade pressupõe que os recursos são consumidos pelas atividades desenvolvidas pelas unidades da empresa, gerando custos, e que os procedimentos, produtos e serviços prestados usem estas atividades consumindo seus custos.
O modelo de custeio por atividade consiste em secionar as unidades da empresa em atividades, calcular o custo destas atividades através dos recursos consumidos por cada uma delas, compreender o comportamento destas atividades, identificando as causas dos custos relacionados com elas (direcionadores de custo) e, em seguida alocar os custos das atividades aos procedimentos, produtos e serviços prestados.
O custeio por atividade utiliza o conceito de direcionadores de custo, os quais podem ser definidos como aquelas atividades ou variáveis que determinam os custos das atividades, ou seja, são as causas principais dos custos das atividades. Com a utilização dos direcionadores de custo, o ABC objetiva encontrar os fatores que causam os custos, isto é, determinar a origem dos custos de cada atividade, para desta maneira, alocá-los corretamente aos produtos, considerando o consumo das atividades por eles assim determinados.
RECURSOS - são todos os gastos incorridos pelas diversas