tempos modernos
⦁ Na época os trabalhadores eram vistos como ''objetos'' pois a única coisa que realmente importava era o lucro. O operário vendia a sua força de trabalho em troca de uma determinada compensação monetária, onde não tinham noção de quanto era o valor da riqueza que produzida por sua força de trabalho .Eram realmente tratados como objeto, o filme mostra por diversas vezes essa realidade como, por exemplo, o aparecimento de uma engenhoca que se fosse usada pelos operários para suas refeições, economizaria muito tempo. Com aquela espécie de inovação, que mais deu problemas do que soluções pode-se perceber a preocupação dos senhores proprietários dessas empresas e fábricas em diminuir o tempo do almoço e utilizar o tempo economizado para que os trabalhadores imediatamente voltassem ao trabalho, com a responsabilidade de aumentarem a produtividade. A grande preocupação dos empresários na época era buscar um aperfeiçoamento .Os trabalhadores trabalhavam muitas e muitas horas seguidas ,desempenhando a mesma função na linha de produção e no ritmo da esteira, onde é rápida, para gerar mais lucros, ele faz esse mesmo movimento por horas afins , que quando para sua mão, continua fazendo o mesmo movimento parecendo ser uma extensão da esteira. Não tinham direitos garantidos por lei , se trabalhassem recebiam se não trabalhassem não recebiam, se ficassem doente e não trabalhassem , também não recebiam.
Tempos modernos é um filme que traz sérias críticas ao sistema ,a luta por melhores salários, por melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor. Há um grande investimento em tecnologia que esta sempre voltada a gerar lucros para que os trabalhadores produzam mais e com menor perda de tempo.
Cada funcionário exercia determinada atividade sempre, e ele nada sabia das funções do outro funcionário.
Os funcionários sendo sempre vigiados por um superior e até mesmo pelo dono da fábrica, sofrendo assédio moral e até agressões