Custo abc
ANÁLISE DE CUSTOS
SISTEMA ABC
E
CADEIA DE VALOR
Recife
2012
SISTEMA ABC
E
CADEIA DE VALOR
Atividade elaborada e entregue pela equipe para por em prática atividades vivenciadas em sala de aula na Disciplina Analise de Custos do Curso de Ciências Contábeis ministrada pelo Professor Lazaro Ramos sobre o Sistema ABC e Cadeia de Valor.
Recife
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4 2. SISTEMA ABC 5 2.1 – CONCEITO E FINALIDADE 5 2.2 – OVERHEAD 6 2.3 – ATIVIDADES PRIMÁRIAS E DE APOIO 7 2.4 – ATIVIDADES QUE AGREGAM E QUE NÃO AGREGAM VALOR 8 2.5 – VANTAGENS E DESVANTAGENS 9 2.6 – COMPARAÇÃO COM OUTROS CUSTEIOS 10 3 – CADEIA DE VALOR 13 3.1 – CONCEITO 13 3.2 – IDENTIDFICAÇÃO DOS DETERMINANTES DE CUSTOS 15 3.3 – MÉTODO PARA USAR A CADEIA DE VALOR 17 3.4 – CONCLUSÕES SOBRE CADEIA DE VALOR 17 4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 18 5 – REFERÊNCIAS 19
1. INTRODUÇÃO Segundo os ensinamentos de Osada (1972), a ciência é permanente, constante e inacabada. Isto quer dizer que para qualquer ramo da ciência o conhecimento é evolutivo, sem um início propriamente dito, e sem um fim. O conhecimento é construído ao longo do tempo de maneira irregular, volumosa e por vezes vista de maneira desorganizada. Acrescenta ainda o Osada que é necessário, para construir o futuro diante do presente, resgatar no passado, observando cuidadosamente, o que há de comum e não comum nos acontecimentos, pontos, relatos, pensamentos exercidos que tenham sido propulsores e que tenha sido exercido algum significado no meio onde o homem esteja inserido.
É assim com a Contabilidade de Custos que foi originalmente desenvolvida para solucionar o problema da avaliação dos estoques das empresas. Com o passar do tempo, aquilo que parecia inicialmente satisfatório, já não supria mais as necessidades das empresas. O sistema então evoluiu e passou a gerar informações para a tomada de decisões gerenciais.
A complexidade da