Custo
O Sistema de Custos é um conjunto de técnicas e recursos para que a empresa possa acompanhar seus gastos.
A primeira diretriz é que cada empresa deve ter seu próprio sistema de controle e análise de custos, onde adaptará as informações e relatórios de acordo com as estratégias que precisa definir para alcançar seus orçamentos.
A segunda diretriz mostra que apesar da eficácia de um bom sistema de custos, é imprescindível saber que ele não consegue administrar uma empresa sozinho, portanto não impede erros de administração, dessa forma, é fundamental levar em consideração a possibilidade de troca de pessoal, mesmo que isso signifique altas posições da diretoria.
De acordo com a terceira diretriz, uma vez que são diagnosticados dois sistemas de custos semelhantes que se adequam às necessidades da organização, a melhor opção será sempre o que for mais simples, dessa forma a análise e controle de custos reduz os riscos de erros devido à sua complexidade.
A quarta diretriz diz que as previsões de ganhos, perdas e riscos devem ser realistas, nem otimismo demais tão pouco pessimismo, dessa forma é possível criar um cenário mais cético em relação à análise e desenvolvimento dos custos e sua lucratividade.
De acordo com a quinta diretriz, Apesar da necessidade de reformulação e atualização constante do sistema de custos, é importante observar que nem sempre isso supre a necessidade de criar um novo sistema de custos. Pois, cada alteração em um sistema já existente torna a tarefa de êxito mais complexa, já que as pessoas estão acostumadas e tendem a ter uma resistência a qualquer tipo de mudança.
A sexta diretriz, reforça a segunda, as pessoas são essenciais para a eficiência da administração de uma empresa, tal qual para a eficiência de um sistema de custos. Dessa forma, um sistema eficaz de custos depende estritamente da competência das pessoas envolvidas,
Na sétima Diretriz, embora a elaboração do