custo
Profª.: Eliza Albuquerque
ESTOQUES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES
I. INTRODUÇÃO E CONCEITOS
As operações com mercadorias se constituem na principal operação das empresas comerciais e industriais. É por meio dessas operações que as empresas atingem o seu objeto social.
A conta de Estoques ou Mercadorias provavelmente se constitui no item mais importante do Ativo, por isso, para que o Balanço Patrimonial apresente o valor mais real possível e o resultado da DRE possa refletir a realidade das operações de venda, devemos aprender a controlar e a valorizá-la da melhor maneira, independentemente da legislação fiscal,
Essas operações envolvem sempre um comprador (cliente) e um vendedor (fornecedor) e compreendem todos os Bens que as empresas comerciais compram para revender. .
Mercadorias compreendem todos os Bens que as empresas comerciais compram pra revender e constituem a atividade principal das empresas comerciais.
A apuração do Resultado da Conta Mercadorias (RCM) tem por objetivo saber se a empresa comercial teve lucro ou prejuízo em sua atividade principal. O Resultado da Conta Mercadorias é também denominado Resultado Operacional Bruto ou Resultado Bruto do Exercício.
A apuração extra contábil pode ser obtida pela fórmula:.
RCM = V – CMV
Onde:
CMV = EI + C – EF
RCM = Resultado da Conta Mercadorias
V = Vendas de Mercadorias
CMV = Custos das Mercadorias Vendidas
EI= Estoque Inicial de Mercadorias
C= Compras de Mercadorias
EF= Estoque Final de Mercadorias: levantamento físico (inventário) efetuado no último dia do período.
Estoque: conjunto, agrupamento de todos os itens materiais de propriedade da empresa.
O estoque representa uma armazenagem de mercadorias com previsão de uso futuro. Tem, como objetivo, atender a demanda, assegurando-lhe a disponibilidade de produtos.
Fatores que levam a constituição de Estoques:
1. Para assegurar o consumo regular de um produto em caso de a sua produção ser