Custo
Add Note
Link
Incorporar
Salvar
de 16
Readcast
3) Finalidades e Utilidades:
3.1) Finalidades:
A grande finalidade do Custo-padrão (a partir de agora, ao falarmos em Custo- padrão, estaremos nos referindo ao Custo-padrão corrente), é o planejamento e controle dos custos, tendo como objetivo é de fixar uma base de comparação entre o que ocorreu de custo e o que deveria ter ocorrido.
Na realidade, ele só se torna eficaz na medida em que exista um Custo Real, para se extrair, da comparação de ambos, as divergências existentes, ou seja, só tem utilidade à medida que a empresa tem um bom sistema de custo real (quer absorção, quer variável ou qualquer combinação entre eles).
Outra finalidade é o efeito psicológico sobre o pessoal, podendo este efeito ser positivo ou negativo.
Os pontos positivos, se o padrão for fixado considerando-se metas difíceis, mas não impossíveis de serem alcançados, acabará por funcionar como alvos e desafio realmente de todo pessoal, com mais ênfase ainda, se tiver sido firmado com a participação dos responsáveis pela produção. Haverá uma preocupação por parte dos altos administradores em analisar as comparações e eliminação das divergências. Quanto aos pontos negativos, se o padrão for fixado com base num conceito ideal, cada funcionário já saberá de antemão que o valor é inatingível, que todo e qualquer esforço jamais culminará na satisfação máxima de objetivo alcançado, e poderá haver a criação de um espírito psicológico individual e coletivo amplamente desfavorável. Há tendência dos administradores se acostumarem aos relatórios
(considerará utópico para a realidade) e não se preocuparem com as informações nele contidas.
Além disso, cria-se na empresa uma obrigação de registrar e controlar não só os valores em reais de custos, mas também, das quantidades físicas de fatores de produção utilizados.
Contudo, o sucesso do custo-padrão vai depender do grau de seriedade que a empresa der