Custo-padrão e análise das variações
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JOVIANA SOUSA FEITOSA
CUSTO-PADRÃO E ANÁLISE DAS VARIAÇÕES
Imperatriz
2009
JOVIANA SOUSA FEITOSA
CUSTO-PADRÃO E ANÁLISE DAS VARIAÇÕES Trabalho para obtenção de nota na disciplina Controladoria, ministrada pelo professor Hélio no Curso de Ciências contábeis.
Imperatriz 2009 CUSTO-PADRÃO E ANÁLISE DAS VARIAÇÕES
1. INTRODUÇÃO
O custo histórico, no qual se baseiam as informações do sistema contábil financeiro, não é adequado para servir de base para um planejamento, pois está relacionado com o passado e os gestores estão mais interessados em saber não quanto custou, mas quanto custará uma operação futura. O custo-padrão surgiu da necessidade de antecipação da informação de custos dos produtos, a fim de que se tomasse decisão antecipada de viabilidade de negócios. Tal custo é calculado com base em eventos futuros de custos ou eventos desejados de custos, que podem ou não acontecer na realidade da empresa.
1.2. Conceito de custo-padrão
Segundo PADOVEZE(1996,263), Custo-Padrão é uma técnica para avaliar e substituir a utilização do custo real. Consoante IUDÍCIBUS (1991,190), Custo-Padrão é um sistema de custeamento de produtos e tem filosofia de controle das operações da empresa. De acordo com SÁ , citado por LEONE (1977,281), Custo-Padrão trata-se de “ Custo determinado a priori, ou seja, predeterminado, e que se fundamenta em princípios científicos e observa cada componente de custos(matérias, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação) dentro de suas medidas de verdadeira participação no processo de produção, representando o quanto deve custar cada unidade em bases racionais de fabricação. Conforme KOHLER, citado por LEONE(1977,281), Custo-Padrão “ è uma previsão ou predeterminação do que os custos reais devem ser dentro de condições projetadas, servindo como uma