Sistema financeiro nacional
Custo-padrão é o custo conduzido pela ciência, no qual há uma predeterminação para a produção de uma única unidade, ou um número de unidades do produto, durante um período específico. O custo-padrão de um produto é planejado, de acordo com suas condições de operação.
Um custo padrão consiste em duas partes: um padrão e um custo. O padrão é um método, uma forma de medir a execução de uma tarefa, sendo necessário pensar em itens específicos, tais como quilos de materiais, horas trabalhadas e capacidade da fábrica de empregar. Na realidade, os padrões só são modificados quando ocorrer mudanças nos métodos de operação ou nos produtos.
O custo-padrão deve refletir as condições operacionais da empresa, e assim verificar as variações previsíveis que podem acontecer. Sua validade depende dos períodos predeterminados sendo reajustado para novos períodos.
2 -TIPOS DE CUSTO-PADRÃO * 2.1 Custo-padrão Ideal
É entendido como um custo ideal de fabricação de um determinado produto. Os cálculos relativos ao tempo de fabricação (de homem ou máquinas) seriam com base em estudo de tempos e movimentos, usando o operário mais habilitado, sem considerar que sua produtividade possa alterar durante o dia, utilizariam a medida de um intervalo de tempo observado no teste realizado.
O Custo-Padrão Ideal seria um objetivo da empresa a longo prazo, e não uma meta fixada para o próximo ano ou para um determinado período. Só é possível comparação deste custo de período a período, para se ter uma idéia de quanto se evoluiu com relação aos anos anteriores. * 2.2 Custo-padrão Corrente
Esse representa o valor que a empresa fixa para um produto ou serviço como meta para o próximo período, levando em conta as ineficiências existentes na mão-de-obra, equipamentos, entres outros. O custo-padrão corrente observa quais são os fatores de produção que a empresa tem a sua disposição, máquinas, ferramentas. Esse custo é elaborado de acordo com estudos