Estudo de caso - prolagos
Tema: Estudo de Caso - PROLAGOS
Data: 11/09/2011
Tarefa: Responder os exercícios em cima do estudo de caso POLITICA TARIFÁRIA DO SANEAMENTO: EFICIENCIA E EQUIDADE
Respostas:
1) As características são as variações no método de cobrança para tentar minimizar o impacto de despesas na população fixa da região dos Lagos. A alteração da forma de medir o consumo e a quantidade de blocos de pagamentos para melhor onerar aqueles que mais consomem água.
2) Sim.
3) Sim.
4) Não. Esta ineficiência é mostrada pelo aumento do nível de inadimplência que subiu dos primeiros meses de 30% para 40%.
5) No meu entender não. Podemos ser claro o suficiente para entender que a mesma estrutura para abastecer a cidade não será a mesma estrutura para coletar o esgoto. Os cuidados estruturais de tratamento e distribuição da rede de água potável requer muito mais investimentos e controle do que a rede coletora.
6) Os dados de consumos iniciais não eram baseados no consumo da cidade, em virtude do não conhecimento dos consumidores locais. E, não foi evidenciado a possibilidade de variação do consumo para as menores famílias quando tinha a chegada da alta temporada.
7) Falta de dados concretos da região a se trabalhar.
8) Acredito que o governo, por não ter estruturado a sua transição para a privatização e a concessionária por não buscar ter um período inicial de dados que pudessem prever essa alteração de consumo das famílias moradoras da região.
9) Possivelmente os consumidores pagarão pelo erro, até que seja revista uma forma mais justa para aqueles que tem seu consumo variável na temporada.
10) As medidas que poderiam ter sido tomadas, passam desde uma consulta pública sobre as novas formas de tarifação, para expor e procurar um melhor entendimento entre a concessionária e a população até um valor fixo de contrato para os residentes.
11) Na situação de discrepância entre o consumo