Custo Logístico
PROCESSO LOGÍSTICO ↔ NÍVEL DE SERVIÇO
↕ ↕
CUSTO TOTAL
A logística integrada agrega valor por meio do Nível de Serviço, procurando ter o menor custo total.
4.1. Nível de serviço
É o serviço prestado ao cliente que atende ou supera as especificações e necessidades desejadas pelos clientes, com o intuito de gerar valor pra estes, como frequência de entrega, embalagem, qualidade do produto/serviço. Para determinar o nível de serviço prestado é importante ter o conhecimento da receita e do custo logístico para cada nível de serviço, otimizando os resultados da empresa, utilizando o Ponto Ótimo, onde a receita é máxima e os custos logísticos são mínimos.
4.2. Custo Logístico Total
É a consideração que os custos de transporte, armazenagem, estocagem, movimentação, embalagem, manutenção de inventário, tributários entre outros, não podem ser analisados individualmente, assim todos os custos devem ser mensurados e identificados na analise de Custo Logístico Total.
4.2.1 Trade-offs
Troca compensatória, utilizado na logística quando o aumento do custo num determinada atividade é compensado com a redução em outra. Deve ser levado em conta o nível de serviço prestado ao cliente pra decidir fazer algumas trocas.
5. Decisão logística
As decisões logísticas são bastante complexas, pois estão associadas a variáveis incontroláveis, como: fatores econômicos, socioculturais, geográficos, tecnológicos, entre outros, que disponibiliza várias alternativas de escolha a serem calculadas. As simplificações da realidade logística dependem do que se pretende analisar, como: produtos, clientes, regiões, ou canais de distribuição. O processo de tomada de decisão envolve análise qualitativa e quantitativa de uma série de alternativas de ações, que