Custo Logistico
No texto o autor para definir a logística, utiliza os seus conceitos básicos desde as Forças Armadas, onde à trata como sendo uma arte da guerra para planejar e realizar projetos e desenvolvimentos.
Pelo lado empresarial, ele em um conceito não muito diferente começa analisar a logística como uma ferramenta que pode e deve ser utilizada pela empresa como principal meio de reduzir custos e também prazos. Em outro trecho ele afirma que a logística que conhecemos hoje tem a missão de ajudar empresas a melhorar seu nível de serviço, reduzindo custos de operações. Também define como sendo uma ferramenta estratégica para aumentar vendas e reduzir custos.
Porem, alerta para os custos logísticos, para isso enumera alguns custos que em alguns casos estão inseridos dentro do contexto econômicos do País, são eles:
Custos com Tributos ( Impostos, Taxas, emolumentos)
A desoneração das exportações de tributos nacionais permite às empresas ofertarem seus produtos a preços competitivos no mercado internacional.
Custos de transportes
Os transportes de mercadorias de regiões produtoras do Brasil, até os portos ou ate mesmo aeroportos onde existe o procedimento de alfandega é o principal responsável pelo aumento do custo, e também responsável por diminuir a competitividade de nossos produtos com relação aos de outros países. Desse modo o Autor deixa claro que se nos adotássemos uma politica de investimento em portos e ferrovias, o País poderia competir de igual para igual com a Europa e Estados Unidos.
O Autor ainda utiliza dados do (GEIPOT) Empresa Brasileira de planejamento de Planejamento de Transporte . Para mostrar que o Brasil desperdiça cerca de UU$ 70 milhões com o transporte por caminhões. Já com a utilização de barcaças e trens, a intermodalidade seria estimulada, além de permitir uma economia de UU$ 44 milhões em fretes e UU$ 26 milhões em combustíveis.
Custos Administrativos.
São todos os custos de remuneração de pessoal envolvida nos