Custo diretos e indiretos
CUSTOS DIRETOS
São os custos oriundos da mão de obra aplicada, dos materiais utilizados, dos equipamentos empregados, ou subempreiteiros contratados para os serviços da obra propriamente dita, tais como, o cimento, a areia, as horas de pedreiros, carpinteiros, ajudantes, etc., para elevação da alvenaria, para o revestimento das paredes, para execução da estrutura da obra, por exemplo. Poderão incluir, ainda, os Custos Diretos, em alguns casos, o operador, o combustível, e os custos com sua manutenção e mobilização, quando são agrupados para compor os preços horários do equipamentos.
Todas estas despesas serão agrupadas e formarão as Composições de Preços Unitários, para cada tipo de serviço.
Os recursos referentes aos Custos Diretos mantém certa proporcionalidade com a Produção, ou seja, aumentando-se, por exemplo a quantidade da mão de obra aplicada, teoricamente, os serviços serão também realizados em menor tempo.
Observamos que os mesmos insumos, quando utilizados na construção do Canteiro de Obra, por exemplo, farão parte, como este, dos Custos Indiretos.
CUSTOS INDIRETOS
As Despesas Indiretas são, sem se restringir, aquelas referentes à administração da obra, ao canteiro, tapumes, transporte, alimentação de pessoal, os equipamentos não lançados nas CPU's, os mensalistas, contas de telefone, água, luz, xerox, etc.
1. Transportes
a. Carro do engenheiro;
b. Caminhão da empresa;
c. Carro diretoria/supervisão;
d. Transporte da mão-de-obra.
2. Administração
a. Almoxarife;
b. Mestre de obras;
c. Engenheiro de obras;
d. Motorista;
e. Estagiário;
f. Operadores de equipamentos;
g. Técnico administrativo.
3. Alimentação
Número de funcionários x valor da refeição x número de refeições (mês ou total).
4. Equipamentos de segurança
Número de funcionários;
Tipo de equipamento;
Valor do equipamento;
Durabilidade;
Número de compras;
Tela de proteção;
Bandejas;
Sinalizações.
5. Aluguel de