Custo de oportunidade
O conceito de Custo de Oportunidade está diretamente ligado ao principio econômico de que os recursos são escassos. Onde desejos humanos são ilimitados contrapondo os recursos limitados, ou seja, sempre que é tomada uma decisão de utilizar um recurso para satisfazer uma determinada necessidade, perde-se a oportunidade de o utilizar para satisfazer uma outra necessidade. O Custo de Oportunidade não é mais do que o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos para utilizar o recurso.
1 Exemplo:
Em uma confecção de biquínis a produção passa por uma sazonalidade anual de demanda, então o diretor decide destinar parte dos seus recursos e mão-de-obra para a fabricação de roupas de ginástica. O custo de oportunidade está em aproveitar a baixa na saída de biquínis para produzir roupas de ginástica que tem saídas maiores nesse período.
2 Exemplo:
Um empresário que decide antecipar seus recebíveis em uma Factoring, paga em média 5% de deságio, mas como o valor em mãos ele pode pagar cerca de 10% a 15% mais barato em seus insumos, também pode utilizar o recurso do dinheiro a vista para pagamentos de contas do fluxo diário, assim evitando o atraso em boletos com juros de 8% a 10%. O custo de oportunidade esta em perder parte do seu lucro no inicio mais ter a oportunidade de fazer voltar de forma maior.
CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO
A Curva de Possibilidades de Produção representa as quantidades máximas de produção que podem ser obtidas por uma empresa dadas as tecnologias de produção existentes e as quantidades de fatores de produção disponíveis nessa empresa.
Exemplo: ???????
PRODUTO ELÁSTICO
O conceito de elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável. Ou seja, o grau de elasticidade de um produto é determinado de acordo as alternativas de bens substituíveis que encontramos para esse bem no mercado.
Exemplo
O pãozinho francês de