Custo Certo
Como podemos saber que um preço de um produto ou serviço é o preço certo para ser apresentado ao mercado? O mercado como sendo um grande consumidor detém de certa forma uma maneira de reconhecer alguma deformidade em um dos principais pontos do marketing. O preço é percebido desde quando o produto é lançado para venda e a partir daquele momento o mercado reage adquirindo ou isolando o produto.
Outros fatores são importantes para que o produto ou serviço sejam adquiridos sem a preocupação do preço. Se o produto tem uma inovação tecnológica, tem um diferencial percebido, tem uma qualidade demonstrada, detenha por um valor do qual sua marca ou procedência são influentes e de uma necessidade.
O caso pode ocorrer muito ao contrário quando o produto ou serviço nem sempre oferecem o que prometem. Podem sofrer aumentos e na obrigatoriedade do seu consumo o mercado compra por falta de outra opção. Por termos uma carga tributaria grande em todas as fases de uma produção ou de transferência e até mesmo de serviços, ficamos sem saber os valores reais dos produtos e serviços.
Um valor atribuído por um custeio correto pode ser observado pela forma do cálculo e de todas as fases que o produto passa. Alguns métodos de custo podem oferecer uma apropriação melhor de insumos, de materiais, de mão de obra com objetivo de deixar o preço mais apropriado para cada situação.
Portanto, para cada preço percebido é possível chegar ao valor de custo real como também dos valores que não fazem parte do produto diretamente, como as alíquotas e taxas percentuais de impostos que são aplicados, pois deverão futuramente seguir para seus destinos devidamente registrados e documentados. Se o preço praticado fica muito caro ou barato demais, pode causar um desconforto ao usuário ou consumidor. Cria uma indignação e por consequência um sentimento de repúdio que nem sempre pode ser controlado.
A consequência é que o resultado pretendido do produto ou